quarta-feira, 22 de abril de 2009

Plágio? - Post Polêmico, hehehehe... ;)

De acordo com a minha amiga Wikipédia, hehehe, plágio é definido como o:
"Ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictória, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa, sem colocar os créditos para o autor original.".
Enfim, por que o assunto? Porque a gente mal começou e já tentaram nos alertar para isso, com a música Segredos, a primeira do nosso 1º CD autoral "Escolhas e Renúncias".
Um colega veio avisar que poderíamos ser acusados de plágio pela Kate Perry e a música I Kissed a Girl... 
Começando
1. Eu fiz a música no teclado antes de esta aparecer nas rádios; tenho a versão datada e gravada ;D (apenas a letra foi feita depois)...
2. Bem, eu concordo que a melodia vocal no verso das duas é muito parecida. Mas não é a mesma... A começar pelos tons.
3. A letra, a história, o contexto e o conjunto de ambas as músicas é completamente diferente...
4. Eu poderia ter copiado apenas uma parcela da obra, o que já caracteriza plágio, certo? Mas vamos combinar... Apesar de eu admirar e muito o trabalho dela, achar super divertido e bem feito (já até cantei essa música, em uma oportunidade), se eu tivesse que escolher algum artista para plagiar, a Kate Perry não estaria na lista, hehehe... ;)
5. Qualquer semelhança, nesse caso, sim, foi mera coincidência.
E, pra falar a verdade, se eu tivesse que me preocupar com alguma acusação de plágio para essa música, ficaria tensa com a faixa título do novo CD da Megh Stock (ex-Luxúria): "Da Minha vida Cuido Eu". Coincidência mais infeliz que essa, não há, hehehe... Por ser nome do álbum, acredito que virá a ser single. E é isso que me preocuparia... Estava eu visitando o myspace dela (em fevereiro, um mês depois de todas as nossas músicas do nosso CD estarem finalizadas), justamente para conhecer o novo trabalho, pois adoro a banda. Eis que de repente levo o maior susto ouvindo a música já citada anteriormente... A seqüência de acordes do início é exatamente a mesma de "Segredos" (creio haver uma diferença de tons, também, não confirmei ainda) - que até agora tem sido trabalhada como single em algumas rádios e até mesmo numa entrevista gravada para a TV Rio Sul (filiada da Globo) - transmitida provavelmente dia 02 de maio de 2009, sábado (detalhes depois ;D). Com exceçãode algumas "viradas" a mais em nossa música, o primeiro encadeamento é o mesmo, hiehiehie...
O que eu deveria fazer? Me desesperar? De jeito nenhum... São duas músicas muito bacanas (modéstia a parte, no nosso caso), com temáticas (novamente) diferentes, e felizmente apenas com uma parte semelhante. Nós da D'HanKs (especialmente eu, pois fiz a melodia) estamos com a consciência tranqüila.
Trechos de "I Kissed a Girl", "Segredos" e "Da Minha Vida Cuido Eu" (3'43'') - Semelhantes e ao mesmo tempo completamente diferentes.
Existem casos de plágio no mundo da música, disso não tenho dúvdidas, porém acredito que não vem ao caso citá-los. Mas também creio na beleza da música e no encanto causado por certas melodias. Ao compor uma música existem milhares de combinacões, milhares de seqüências disponíveis, eu sei. Mas não é por isso que, muitas vezes, várias pessoas encontraram a algo especial em uma mesma melodia - esta capaz de dizer várias mensagens, pensamentos... Capaz de acompanhar harmonias variadas!
São muitos conjuntos de acordes usados e reutilizados constantemente e, por isso, digo para as pessoas desencanarem um pouco disso... Dá pra perceber quando houve "má intenção", pelo menos eu creio consiguir, hehehe... 
Se formos acusar cada série de acordes semelhantes como plágio, melhor avisar a Amy Lee... O refrão de Going Under é uma versão mais "ralentada" da canção "De Música Ligera" da banda argentina de rock Soda Stereo (ou se preferir - A sua Maneira, Capital Inicial - versão em português da memsa música). É só tentar cantar "Naquele amor a sua maneira, perdendo o meu tempo a noite inteira", mais lentinho em cima de "going under, drowning in you, I'm falling forever, I've got to break through". Hehehe... Confiram aí embaixo ;)

"Going Under" e "A sua Maneira" (0'46'')
Bjok'x e espero que curtam Segredos! ;)
aNGeLHanKs

4 comentários:

Mário! disse...

pow.. num li ainda.. qd tiver com paciência eu leio tudoo!
mas só digo uma coisa..

plágio?!? PROCEEEESSAAA!!!

huahuahuahuahu

"/ass"

abraços!

Banda D'HanKs disse...

Paiaço, comenta antes de ler não, heiaheiaheiae... coisa feia!
A gente é pobre ainda, meu bem... Se alguém fosse processado seria a gente, sem ter motivo, e ainda tomaria ferro!!! HEIAHEIAHIEAE
Bjunda! aNGeL

Júnior disse...

Calma ae... hehehe vamos acalmar..

mas assim, plágio é algo mto complexo?

Pq plágio? Qual o motivo? E como caracterizar plágio?

Sei lá, mas já ouvi mtas músicas que vieram influenciadas por outras, mas não podem ser plágio...

E quanto a estas musicas, não tem nada de plágio não, são apenas, como vc msma disse... semelhantes no som, mas diferentes, bem diferentes... Pelo pouco que entendo, plagiar seria pegar uma obra quase opr inteiro, e copia-la integralmente, ou mascarando o máximo possivel. Agora coincidências na música, sempre houveram, e não é agora que vai dar problema...

Pois bem, ninguém processaria vocês por isso não... Boa sorte ae e continuem arrebentando!

Segredooo!!! quer dizer... Sucesso!!! =]

Mary Mello disse...

Olááá! Bom, posso não entender de música como vcs, mas de processo eu acho que posso dizer que entendo bastante... Plágio na minha concepção seria o mesmo que cópia. No caso, algo como copiar a música, melodia ou letra de alguém na integra. Agora sejamos realistas, num mundo "pequeno" como esse que vivemos, não é possível que não existam melodias parecidas... Se a gente encontra até mesmo pessoas bem parecidas, pp não haveriam obras tbm perecidas!?

Acho que vcs podem seguir tranquilos quanto a isso. Pq se alguém ousar falar em plagio com vcs com relação a essa musica por exemplo, manda falar cmg!
Na moral mesmo, pq se isso acontecer, além da pessoa estar precisando de um sacode, precisar apurar melhor os ouvidos e até mesmo seus conceitos!

Pronto, falei tudo! hihihi

Bjão e sucesso!!!